quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Curiosidades

Sinonímia: “vitamina da coagulação sangüínea”

A importância da vitamina K, em conjunto com outros fatores relacionados à osteoporose, na incidência de fraturas na bacia:
           O estudo indica que aqueles com maior consumo reportado da vitamina tinham menor incidência do tipo de fratura. Contudo, o consumo de vitamina K não está correlacionado às variações da densidade mineral óssea nem ao genótipo apo-E, outro fator de risco em potencial.
Em estudos anteriores, o alelo apo-E4 foi associado à baixa densidade mineral óssea e fraturas, atribuídas à modulação do transporte da vitamina K. Os 342 homens e 558 mulheres participantes tinham, em média, 75 anos de idade, no início do estudo.
          Uma associação significativa foi encontrada entre aqueles que ingeriram vitamina K e a incidência de fratura da bacia por um período de sete anos. Aqueles que fizeram menor consumo da vitamina apresentavam o dobro das taxas de fratura quando comparados àqueles que consumiram maior quantidade de vitamina.
          Não foi encontrada qualquer associação entre vitamina K e densidade mineral óssea ou presença do genótipo apo-E4.
               



            Estudos recentes associam a vitamina K à proteção da elasticidade da pele e do aparecimento de rugas. Da mesma forma, associam o aumento no consumo de vitamina C e ácido linoléico a uma melhor aparência da pele no envelhecimento cutâneo. Estes estudos fornecem informações para a tendência mundial de nutricosméticos, ou alimentos da beleza.
           
O grupo de pesquisadores demonstrou que indivíduos incapazes de metabolizar a vitamina K também apresentavam sintomas de PXE, mas sugere que se façam mais pesquisas que evidenciem o papel da vitamina no enrugamento da pele nesses indivíduos.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário